Isto Incluí-me

A pobreza e a exclusão social são fenómenos de natureza essencialmente colectiva e resultam, sobretudo, da forma como a sociedade se encontra organizada.

O próprio desenvolvimento económico e o progresso tecnológico, da mesma forma que criam oportunidades e meios para o bem-estar ou para a participação cívica, geram novas formas de exclusão e novas situações de pobreza.

Porque a pobreza e a exclusão social são problemas da sociedade no seu conjunto, exigem uma responsabilização colectiva.

É esta constatação que esteve na origem do Projecto Isto Inclui-me – da Participação à Inclusão.

A Parceria:

Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (www.animar-dl.pt)

APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (www.apav.pt)

Cruz Vermelha Portuguesa (www.cruzvermelha.pt)

FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (www.fenacerci.pt)

EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (www.eapn.pt)

ISS - Instituto da Segurança Social, IP (www.seg-social.pt)

A parceria do Projecto Isto Inclui-me: da Participação à Inclusão foi criada por iniciativa dos membros do Secretariado Executivo do Fórum Não Governamental de Acção para a Inclusão (FNGIS).

A iniciativa de criar o projecto Isto Inclui-me: da Participação à Inclusão corresponde à missão essencial do FNGIS: surge numa perspectiva de promover os mecanismos da participação cívica, não só das organizações, mas também dos/as cidadãos/cidadãs em geral, com especial ênfase nas próprias pessoas que vivem em situação de pobreza e de exclusão social.

Aos membros do Secretariado Executivo do FNGIS – Animar, APAV, CVP, FENACERCI e REAPN, veio a juntar-se o Instituto da Segurança Social – IP, pela mais-valia das suas competências no reforço técnico da equipa, como também pela importância da participação daquele que é o organismo público responsável pela coordenação das principais políticas de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal.

A candidatura foi apresentada em Junho de 2006 a financiamento no quadro da medida National Awareness Raising Actions on Social Inclusion and Social Protection, do Programa Comunitário de Acção para a Prevenção e Combate à Pobreza e Exclusão Social, tendo sido aprovada em Novembro de 2006.

O projecto teve início efectivo em Dezembro de 2006, tendo a duração de um ano.

Principais objectivos

  • Promover a descentralização da informação relativamente aos fenómenos da Pobreza e da Exclusão Social.
  • Contribuir para um debate alargado, descentralizado e inclusivo dos(as) destinatários(as) das políticas de combate à Pobreza e à Exclusão Social.
  • Sensibilizar para as tendências de evolução dos fenómenos de Pobreza e Exclusão Social em Portugal.
  • Divulgar o papel das organizações do 3º Sector na operacionalização de medidas de combate à Pobreza e à Exclusão inscritas na Estratégia de Inclusão Social.
  • Envolver os media numa campanha nacional de sensibilização pública contra a Pobreza e a Exclusão Social.

Principais actividades

Campanha Nacional de Sensibilização Pública “Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem!”

Tratou-se de uma campanha orientada para a sensibilização da população em geral face aos problemas de Pobreza e de Exclusão Social com que se debate a sociedade na qual vivem, com forte envolvimento dos meios de comunicação social. O video publicitário do projecto encontra-se disponível aqui

Workshops locais

Consistem em sessões de sensibilização e debate sobre as temáticas da Pobreza, da Exclusão e da Inclusão Social, através de abordagens territorializadas, realizadas de forma descentralizada em todo o território nacional (V.N.Gaia, Aveiro, Évora, Faro, Açores e Madeira).

Nestes workshops, procurou-se, através de metodologias participativas, envolver activamente os agentes e entidades locais, públicas e particulares, e dar espaço e voz aos públicos excluídos ou e aos seus representantes.

Materiais

Folhetos, imagens da campanha, spots publicitários.
Download