Outros documentos estratégicos

Agenda Pós-2015: As demandas da sociedade civil de 39 países

2012

Desde setembro de 2012, Beyond 2015, a Campanha Global de Ação contra a Pobreza  (GCAP) e o Fórum Internacional de Plataformas Nacionais de ONGs (IFP) encontram-se a reunir deliberações nacionais, regionais e comunitárias na sociedade civil de 39 países na Europa, América Latina, África e Ásia. Representantes de milhares de organizações da sociedade civil participaram no evento do qual o presente relatório sintetiza os principais resultados.

Download

O papel da ajuda europeia na luta contra a pobreza global

2013

Desde  2005, um conjunto de ONGD’s de vários países europeus (actualmente 28) reúnem-se anualmente para a iniciativa AidWatch ,promovida pela  CONCORD, da qual se produzem os relatórios AidWatch anuais. CONCORD é a Confederação Europeia de ONG’s

de Emergência e Desenvolvimento . As suas 27 associações nacionais, 17 redes internacionais e dois membros associados representam 1.800 ONGs que são apoiadas por milhões de cidadãos em toda a Europa. Ao nível global, a CONCORD está activamente envolvida na campanha Beyond 2015 e no Fórum Internacional de Plataformas de ONG’s.

Fórum de plataformas de ONG. Nestes tempos de desafios políticos e económicos, a liderança no que respeita à ajuda internacional é mais necessária do que nunca. Infelizmente, na Europa a liderança a este nível está a diminuir – nos limites de ajuda , na  sua eficácia , e na sua quantidade, sendo este um contexto que importa mudar.  Este relatório indica o papel estruturante da ajuda internacional face a outras formas de financiamento.

Download

Roteiro para uma Europa Social

Out 2013

Um roteiro para uma Europa social. Esta foi uma ideia ambiciosa prevista nas conclusões do Conselho Europeu de Dezembro de 2012 para responder à raiva e frustração crescentes por toda a Europa. A Comissão Europeia deveria apresentar esse roteiro no Conselho Europeu de Junho de 2013. Não o tendo feito, o Social Europe Journal, juntamente com os seus parceiros para este projeto – European Trade Union Confederation (ETUC), IG Metall, Friedrich-Ebert-Stiftung, Hans Böckler Stiftung e o instituto francês Lasaire – aproveitou o momento e começou um ambicioso projeto, lançando aqueles que assumem como os elementos centrais de uma Europa social sustentável. Baseando-se no melhor conhecimento especializado e profissional, iniciou-se a recolha de opiniões e análises de toda a Europa. O resultado foi um debate on-line abrangente e este e-book com 43 artigos sobre diferentes aspectos da dimensão social europeia escrito na primavera e no verão de 2013.

Download