Semestre Europeu

Todos os países da UE assumiram o compromisso de realizar as metas da estratégia Europa 2020, tendo incorporado as mesmas nos objetivos e nas políticas nacionais favoráveis ao crescimento. Porém, para se conseguir o impacto desejado no crescimento, é necessário que os esforços envidados separadamente por cada país sejam devidamente coordenados e orientados.

Por este motivo, a Comissão Europeia estabeleceu um ciclo anual de coordenação das políticas económicas, o denominado «Semestre Europeu». Anualmente, a Comissão Europeia procede a uma análise pormenorizada dos programas de reforma estrutural e económica dos países da UE e transmite lhes recomendações para os próximos 12 a 18 meses.

Regra geral, o Semestre Europeu começa em finais do ano, com a adoção pela Comissão da sua análise anual do crescimento, que estabelece as prioridades da UE para o ano seguinte, tendo em vista estimular o crescimento e a criação de emprego. Consulte nas perguntas frequentes o funcionamento do Semestre Europeu.